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Alimentos que ajudam no bronzeado

Veja como potencializar e manter por mais tempo um bronzeado saudável fazendo reserva de betacaroteno no organismo.

Enfim, férias! Sol, praia, piscina, roda de amigos, farra com a família. E é a época também para aproveitar para pegar aquele bronzeado bonito, que realça as roupas e deixa o corpo muito mais sensual. Mas como você é uma pessoa consciente dos efeitos nocivos dos raios solares, é claro que só vai evitar aquele sol de rachar entre as 10h e as 16 horas, então uma forma de potencializar o bronzeado nos horários permitidos é através da alimentação. Isso mesmo, há alimentos que têm substâncias que ajudam a potencializar e a prolongar aquela cor bonita do corpo, fazendo com que você fique com a cara do verão e ainda por cima muito mais saudável. São os alimentos com betacaroteno, uma substância que estimula a produção de melanina, aquele pigmento que aparece escurecendo a sua pele quando você fica exposta ao sol.

Você provavelmente sempre ouviu dizer que comer cenoura e beterraba, por exemplo, ajudava no bronzeado, certo? Pois é, a sabedoria popular tem base científica sim, ambas são ricas em betacaroteno, precursor da vitamina A. Elas, no entanto, estão longe de ser os únicos alimentos que ajudam a manter a pele com o bronzeado dos sonhos, há vários outros que, além do betacaroteno, ainda têm agentes que funcionam como antioxidantes, protegendo as células contra os danos da radiação solar prevenindo o envelhecimento da pele pela exposição ao sol, como a vitamina E e a C. O melhor é que é mais fácil do que você imagina conseguir os efeitos desejados: basta incluir esses ingredientes no cardápio diário, criando uma reserva orgânica.

Vegetais escuros, frutas alaranjadas, sementes, castanhas e flavonoides são capazes de deixá-la com a cor que você sempre quis de uma forma muito saudável. Além da cenoura e da beterraba, invista na abóbora, mamão, caqui, manga, acerola, pimentões vermelho, amarelo e verde, batata doce, goiaba, abacaxi, tangerina e caju, por exemplo. Mas não esqueça de incluir nas refeições brócolis, espinafre, couve, repolho e agrião. Este último, por exemplo, ainda é inibidor da fome fora de hora, ajudando no emagrecimento. Já ovos, castanhas, amêndoas, sementes de girassol, gergelim e o azeite contribuem com uma boa dose de vitamina E, enquanto os flavonoides podem ser encontrados no tomate, na soja, no chá verde, na uva, na cereja e no morango. Outra boa dica é levar damascos secos para beliscar na praia, mais saudáveis que os petiscos locais e rico em substâncias que vão potencializar seu bronzeado.

Você também pode aproveitar para fazer os chamados sucos bronzeadores, receitinhas rápidas, práticas, saudáveis e deliciosas que vão deixá-la ainda mais bonita. Bata da centrifugadora 1/2 beterraba crua e 1 cenoura média, misture depois com 1 colher de sopa de óleo de semente de uva em 1 copo pequeno de suco de laranja. Aposte também em um suco antioxidante batendo no liquidificador 1 copo pequeno de suco de laranja, 1 folha de couve crua, 1 colher de farinha de berinjela, 1/2 cenoura, 1 colher de sopa de hortelã e 1 colher de sopa de linhaça. Dessa forma você estará preparada para o verão e para surpreender com um bronzeado muito mais bonito e saudável.

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.


Dra. Luciana L. Pepino.

Diretora Técnica Médica

CRM-SP: 106.491

RQE: 25827

Membro da ISAPS – International Society of Aesthetics Plastic Surgery

Membro da ASPS – American Society of Plastic Surgeon

Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica SBCP

Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG

Residência Médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG

Formada em Medicina pela faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte – MG

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