11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira
das 10h às 19h

Adicione brotos vegetais na sua dieta

Saiba os benefícios que o consumo do broto vegetal traz para nossa saúde.

Você já ouviu falar deles? Os brotos vegetais apresentam diversos nutrientes que são extremamente importantes para nossa saúde. Eles podem ser servidos em um grande número de receitas e até acompanhar saladas. Além de ser uma rica fonte de proteína, os brotos vegetais ainda possuem vitaminas, fibras e minerais. Hoje, já existe à venda uma grande variedade de brotos vegetais, que podem ser encontrados em qualquer mercado. Também é possível cultiva-los em casa já que eles não exigem muito espaço. Os brotos vegetais são muito famosos por seu poder de aromatizar e dar sabor a diferentes pratos, além de serem conhecidos por sua alta capacidade de cura e inúmeros benefícios para o corpo.

A seguir, listamos alguns tipos de brotos vegetais e seus benefícios para nossa saúde.

Broto de brócolis

Esse tipo de broto contém sulforafano e fitoquímicos que diminuem os riscos de desenvolvimento do câncer de mama. Se formos comparar os grãos germinados com a planta já madura, veremos que eles são muito mais ricos em fitoquímicos, chegando a ter quase 100 vezes mais dessa substância. Possui também indol-3-carbinol, que é uma substância que ajuda a bloquear o desenvolvimento de tumores na região da mama, diminuindo assim o risco da mulher desenvolver a doença no futuro.

Broto de lentilha

O broto de lentilha possui vitaminas C e E, além de ser rico em ácido fólico. De minerais, podemos citar o potássio, o ferro, o fósforo e substâncias que ajudam a fortalecer os músculos, inclusive o músculo do coração. O broto de lentilha possui um teor de proteína que supera os 20% de sua composição.

Broto de feijão

Os feijões são conhecidos e consumidos nacionalmente, possuindo uma grande variedade de brotos. Algumas opções são: feijão-azuqui, feijão-fradinho, feijão-roxo e feijão-mungo. Neles, você vai encontrar vitaminas A e C, além de ferro e fósforo. Na Ásia, os brotos de feijão também são usados para baixar a temperatura do corpo quando se está com muita febre.

Broto de trigo

Os brotos de trigo são muito famosos em dietas e, de fato, ajudam a emagrecer quando consumidos com moderação. Além disso, uma de suas principais características é que eles são riquíssimos em carboidratos, com ômega-6, proteínas, vitaminas do complexo B, ácido fólico, além do ferro, manganês, magnésio e minerais, que reforçam o sistema imunológico, afastando doenças e aumentando a disposição do corpo.

Broto de girassol

Os brotos de girassol são ricos em antioxidantes e anti-inflamatórios, substâncias curativas e que protegem nossas células. A ação antioxidante se dá através do ômega-6, que ajuda a controlar o nível de hipertensão e os índices de colesterol alto no sangue. A vitamina E contida no broto de girassol também evita problemas cardiovasculares e ajuda em processos de cicatrização do corpo.

Broto de quinua

Para quem não conhece a quinua, ela é um verdadeiro banquete de vitaminas. Em sua composição, o broto de quinua possui vitaminas A, B1, B2, B3, B6 e C que atuam na produção de energia e aumento da disposição do corpo. Possui ainda ácido fólico, ferro, zinco, potássio, magnésio, manganês e muitos outros minerais que são essenciais para a manutenção do copo. O broto de quinua é considerado pela ONU, atualmente, um dos alimentos mais completos e saudáveis do mundo, sendo ótimo para retardar o envelhecimento e para ser introduzido na alimentação de celíacos, já que não possui glúten.

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).