11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira
das 10h às 19h

Abdominoplastia e mini-abdominoplastia

Mesmo com os nomes bem parecidos, essas cirurgias possuem objetivos totalmente diferentes

Ao se deparar com as gordurinhas localizadas, a mulherada já pensa em fazer uma cirurgia plástica antes de pensar em se render às atividades físicas na academia. Isso é totalmente compreensível, pois há pneuzinhos que não desaparecem, nem por meio de muitas abdominais, nem por causa de uma dieta balanceada. Por gerar certo incômodo, uma das cirurgias mais recorrentes para melhorar a autoestima da mulher é a abdominoplastia e até mesmo a mini-abdominoplastia.

Qual é a diferença entre a abdominoplastia e a mini-abdominoplastia?

A abdominoplastia é uma cirurgia cujo objetivo é remover a flacidez em todo o abdome. Ela é altamente recomendada para pessoas que perderam peso e ficaram com a concentração de gordura muito flácida. Este procedimento também é recomendado para gestantes em determinado tempo após o parto, por propiciar a correção abdominal completa. Isso contribui para que as pessoas que se submetem a este método cirúrgico voltem a se sentir mais à vontade, especialmente para usar roupas justas.

No caso da mini-abdominoplastia, ela é recomendada para as mulheres que se incomodam com o excesso de pele e de gordura na região abaixo do umbigo, o bendito pneuzinho que insiste em permanecer no pé da barriga. O que a difere essencialmente da abdominoplastia é a menor quantidade de gordura que é retirada. Dessa forma, ela não é indicada para pacientes que tenham flacidez por todo o abdome, o que requer a versão completa desta cirurgia plástica.

Mesmo que aparentem ser muito diferentes uma da outra, o pós-operatório exige praticamente os mesmos cuidados. Nas primeiras semanas, o repouso e a proibição de se fazer esforços servem para não comprometer o processo de cicatrização. Os cuidados com as suturas devem ser obedecidas conforme a explicação do cirurgião plástico e as atividades físicas só serão liberadas sob prescrição médica.

No caso das duas abdominoplastias, exige-se uma drenagem linfática para a manutenção dos resultados. Se você estiver com dúvidas sobre os dois procedimentos, não hesite em conversar com um cirurgião antes da tomada de decisão.

Lembrete: nenhuma dessas cirurgias plásticas têm como objetivo fazer você emagrecer, mas, sim, recobrar a harmonia dos traços corporais e a autoestima.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).
  1. vilma da conceição de jesus disse:

    Dra Luciana estou ficando com a minha barriga grande mais eu tenho problema de artrite rematrose e tomo varios remedio mais estou engordano mais ma barriga porque tenho quer tomar calcio predsona e estou tomando de quinze dia uma injeção ma barriga humira 40g adalimumabe mais não comsigo fazer exercicio pois temho alguma deformação nos pé e o que eu posso fazer para tira está gordurinha que eu adiquiri,

    • Luciana Pepino disse:

      Olá Vilma

      Não consigo te orientar por aqui. Aconselho que você converse com os médicos que acompanham o seu caso e que procure um endocrinologista – eles são as melhores pessoas para te ajudar no momento.

      Beijos, tudo de bom pra você!

  2. JO Chaves disse:

    Fz a cirurgia ABDOMINOPLASTIA tem 15 dias,por causa da redução do estomago. Estou passando muito bem , mais ñ tenho condição de fazer as seções drenagem linfática meu plano de saúde ñ copra como poderia fazer ,
    Obrigada !!!!!!!!!!

    • Luciana Pepino disse:

      Jo,

      É importante que você procure e converse com o médico que te operou, pois ele é a melhor pessoa para te orientar sobre todas as suas dúvidas. Seria anti-ético de nossa parte, dar orientações e informações sobre um caso que não foi feito conosco. Tenho certeza que entenderá nossa posição.

      Um grande beijo!

  3. viviane paes disse:

    eu gostaria de fazer a mini abdominoplastia mas tenho medo da anestesia geral existe outro tipo de anestesia usada pra fazer essa cirurgia e qual o valor da cirurgia.

    • Luciana Pepino disse:

      Viviane,

      A anestesia utilizada é a peridural e raqui, sempre com sedação ou anestesia geral para a própria segurança do paciente.

      Abraços!

  4. marcia hoppe disse:

    tenho um problema que me dixa muito encomodada, mue pe e bem grande e largo, sofro muito p encontrar um sapatos. isso e quando encontro,sou traumatizada com meu pe grande… tem alguma coisa que possa ser feito? Dra…

  5. Angelica Roseno disse:

    Boa tarde !

    Gostaria de saber qual o valor aproximado de um abdominoplastia ?

    Obrigada

    • Luciana Pepino disse:

      Angelica,

      Não consigo te informar valores sem avaliá-la pessoalmente, pois cada caso é um caso. Precisamos não apenas vê-la, mas saber de informações essenciais para o seu diagnóstico, como o histórico médico, por exemplo. Caso deseje agendar uma consulta conosco, no link abaixo você encontra o nosso contato – será um prazer recebê-la em nossa clínica!
      https://www.lucianapepino.com.br/contato/
      Beijos

  6. Larissa disse:

    Qual o valor das duas cirurgias?

    • Luciana Pepino disse:

      Larissa,

      Não tenho como informar valores sem antes avaliar o paciente. Precisamos não apenas vê-la, mas saber de informações essenciais para o seu diagnóstico, como o histórico médico, por exemplo. Caso deseje agendar uma consulta conosco, no link abaixo você encontra o nosso contato – será um prazer recebê-la em nossa clínica!
      https://www.lucianapepino.com.br/contato/
      Beijos

  7. Deuceni saldanha disse:

    ola . Dra. quero tirar uma duvida, fiz uma abdominoplastia com lipo a 10 meses mas minha barriga continua alta diminuiu muito pouco e nao fiquei com cintura, e minha barriga eu consigo pegar e embaixo do umbigo ficou uma pochete. ja falei com meu medico mas nao me convenceu. poderia me ajudar. obrigada.

    • Luciana Pepino disse:

      Deuceni,

      Como te respondi via Facebook, recomendo que você procure e converse com o médico que te operou, pois ele é a melhor pessoa para te orientar sobre todas as suas dúvidas. Seria anti-ético de nossa parte, dar orientações e informações sobre um caso que não foi feito conosco. Tenho certeza que entenderá nossa posição.

      Um grande beijo!

  8. EROTILDES disse:

    QUERO FAZER ABDOMINOPLASTIA E LIPAR O MEU MONTE DE VENUS POIS APÓS 2 CESAREAS FIQUEI COM AQUELE AVENTAL,MAS NÃO QUERO EMAGRECER SOU GORDA MAS SE EU EMAGRECER FICAREI COM MUITAS SOBRAS E EU ME ACEITO DE BOA GORDA ,EU ME ESPELHO NA QUEEN LATIFA,GABI AMARANTUS GORDINHAS E SEM BARRIGA !TENHO 1.65CM E PESO 102KG .MAS AS PESSOAS NÃO ACREDITAM EM MIM QUANDO DIGO MEU PESO …VOU FAZER UM PLANO DE SAÚDE P/ REALIZAR MEU SONHO , VC ATENDE POR ALGUM PLANO DE SAÚDE?

    • Luciana Pepino disse:

      Erotildes,

      Infelizmente nenhum convênio cobre consultas, tratamentos, procedimentos e cirurgias plásticas com fins estéticos e por isto não somos conveniados a eles. Trabalhamos por reembolso e se o seu plano trabalhar desta forma, o paciente pode levar o recibo e tentar reembolsar com eles, ok? Mas, é importante confirmar antes com o seu convênio.

      Beijos

  9. cledes disse:

    Dra Luciana , abdominoplastia pode deixar a cintura bem fininha e uma barriga chapada? este resultado é alcançado em 100% das pacientes? meu sonho é ter uma cinturinha bem fininha e uma barriga chapada, faço academia mas infelismente sei que não vou ter este resultado malhando, afinal tenho 42 anos e tive duas gestações.
    Obrigada.
    Bjs

    • Luciana Pepino disse:

      Cledes,

      Não tenho como te dizer como será o resultado da sua cirurgia sem antes avaliá-la pessoalmente, pois cada paciente é único. Precisamos não apenas vê-lo pessoalmente, como também saber de seu histórico médico, entre outras informações essenciais. Assim podemos garantir o conforto e segurança de nossos pacientes.

      Se desejar agendar uma avaliação conosco, neste link você encontra os nossos telefones e endereço: https://www.lucianapepino.com.br/contato/
      Beijos

      • cleudes disse:

        Obrigada, doutora por responder as minhas duvida.
        Em breve ,estarei em seu consultorio para uma avaliação!
        bj

  10. Eliana De souza Batista disse:

    Drª Boa Tarde,preciso esclarecer uma dúvida;é o seguinte,as vezes qdo me olho no espelho me acho muito gorda, outra horas não.Desde o mes de setembro passado eliminei quase 20Kg,eu pesava 91,e agora estou com 72.Mas o triste é que a barriga não sumiu,a poupança muchou e eu continuo com o que dizem “estômago saltado”.Tenho muito medo da lipoaspiração,então qual cirurgia poderia ser feita, para dar uma melhorada,minha filha agora só me chama de casquinha de sorvete,e realmente ela está sendo até boazinha,porque eu estou me sentindo um funil.Você pode por favor me orientar?
    Obrigada

    • Luciana Pepino disse:

      Eliana, infelizmente só consigo te orientar de forma correta após avaliá-la pessoalmente. Como cada paciente é único, é na consulta que o especialista obtém informações essenciais para aconselhar a cirurgia mais adequada para cada caso. É normal que o paciente sinta receio, no entanto, o mais importante é que confie no profissional escolhido para realizar a cirurgia. Converse sempre abertamente com ele e tire todas as suas dúvidas, isso é essencial para amenizar qualquer receio que venha tendo. É fundamental saber se o médico é realmente um Cirurgião Plástico e se ele é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, pois isto é uma confirmação de que, antes de tudo, o profissional é também Cirurgião Geral, tendo prestado uma prova para conseguir ser membro desta importante sociedade.
      Se desejar agendar uma consulta conosco, será um prazer conhecê-la pessoalmente. Neste link você encontra o nosso contato: https://www.lucianapepino.com.br/contato/
      Beijos