Abdominoplastia: dê adeus à flacidez

Abdominoplastia: dê adeus à flacidez

Pacientes que perderam muito peso ou que passaram por uma gravidez sonham em recuperar seu corpo e se livrar especialmente da flacidez no abdômen. Exercício, escolhas de estilo de vida e procedimentos como a abdominoplastia podem ser a solução para o problema. Saiba mais a seguir.

O que causa a flacidez no abdômen?

A gravidez é uma das principais causas da flacidez na região abdominal das mulheres, devido à expansão da pele para acomodar o bebê durante o período da gestação.

Existem ainda uma série de outros fatores: a alimentação desregrada e a ausência de uma rotina de exercícios físicos. A obesidade também é preocupante e pode ser a causa da flacidez tanto enquanto existe, mas também quando é tratada, pois na região abdominal é muito comum que pacientes que passaram por uma perda drástica de peso – consequência do emagrecimento após uma cirurgia bariátrica – ficarem com esta região flácida.

O quadro pode se agravar com o o envelhecimento, por conta da redução da elasticidade da pele e da produção de colágeno.

Mas é importante esclarecer que mesmo indivíduos de peso corporal e proporção dentro dos padrões podem desenvolver um abdômen que se projeta ou apresenta flacidez. Mesmo que não seja o que os médicos chamam de “abdômen de avental”, que é quando o excesso de pele cai à frente da barriga, gerando uma dobra na pele da região.

Nestes casos, a abdominoplastia pode ajudar a solucionar qualquer excesso de pele ou de gordura, proporcionando uma aparência mais definida.

Fonte: Brightside.me

Abdominoplastia como solução para a flacidez

A cirurgia remove o excesso de gordura e pele do abdômen, além de reparar os músculos distendidos da região.

Ela é realizada em ambiente hospitalar, sob anestesia geral ou peridural. Durante a operação, o cirurgião plástico fará uma incisão horizontal através do abdômen, logo acima da linha dos pelos púbicos.

Através desta incisão, ele reparará os músculos da parede abdominal, através de suturas. O próximo passo é remover o excesso de depósitos de gordura e pele, firmando a pele restante. A pele é puxada na direção do púbis, o umbigo refeito e o procedimento é encerrado com as suturas e bandagem na área.

Esta é a única cirurgia capaz de tratar adequadamente a flacidez de pele da região. A mini abdominoplastia, uma variação da cirurgia tradicional, não trará resultados efetivos para essa questão, já que concentra-se na remoção de excesso de pele e gordura apenas na área abaixo do umbigo.

Fonte: Cosmeticsurgeryinreno.com

O que a abdominoplastia não pode fazer

Este procedimento não deve ser encarado como um tratamento para emagrecimento, já que não substitui a perda de peso ou um programa de exercícios apropriado.

Embora os resultados sejam tecnicamente permanentes, qualquer flutuação significativa de peso ou uma gravidez futura podem afetar a aparência da região.

Com relação às estrias, a abdominoplastia não pode corrigir o problema. Mas é possível que a aparência delas apresente alguma melhora caso estejam localizadas nas áreas de excesso de pele que serão removidas.

Como garantir a manutenção dos resultados

As melhorias feitas durante uma abdominoplastia tendem a ser duradouras: os músculos abdominais permanecerão mais firmes e o excesso de pele não retornará – desde que as recomendações médicas no pós-operatório sejam observadas.

Mas como mencionamos acima, futuras gestações ou qualquer ganho de peso podem afetar negativamente seus resultados, fazendo com que os músculos ou a pele se estendam e se tornem flácidos após o retorno à faixa de peso adequada ao IMC do paciente.

É por isso que mulheres que estão planejando ter mais filhos ou pacientes ainda na jornada de emagrecimento após a bariátrica são aconselhados a esperar até que tenham alcançado esses objetivos antes do procedimento.

Quando realizada por um cirurgião plástico qualificado, a abdominoplastia pode proporcionar um significativo aumento na qualidade de vida das pessoas.

A boa forma recém-conquistada funciona como estímulo para a adoção de um estilo de vida mais saudável, trazendo mais vitalidade e autoconfiança no dia a dia.

Você poderá saber mais sobre abdominoplastia e outros procedimentos realizados pela Dra. Luciana Pepino

Baixando agora nosso e-book sobre abdominoplastia gratuitamente!

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).
  1. Marlene Cardoso disse:

    Boa tarde , a Dra. luciana Parcela a cirurgia? Grata Marlene

WhatsApp Clique aqui e fale conosco via WhatsApp