11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira
das 10h às 19h

5 sucos para ajudar na recuperação da cirurgia

Receitas de sucos para o pós-operatório contribuem para cicatrização, redução do inchaço e efeito anti-inflamatório.

Existem diversas receitas de suco que podem contribuir na recuperação após uma cirurgia plástica, pois esses líquidos são ricos em vitaminas e também garantem um consumo adequado de água.

Os sucos são uma alternativa saudável para quem quer melhorar a saúde com receitas diferentes, mas também às pessoas que sabem da importância de beber água, mas têm dificuldade de ingerir quantidades suficientes do líquido diariamente.

A seguir confira algumas receitas de sucos e como cada uma delas pode ajudar no pós-operatório de uma cirurgia plástica!

5 receitas de suco para melhorar a recuperação no pós-cirúrgico

Os sucos ajudam a hidratar o organismo, mas cada fruta ou vegetal adicionado pode promover um ganho extra, como fortalecer o sistema imunológico, reduzir o inchaço, ajudar na cicatrização entre outros benefícios. Confira!

1. Suco para diminuir o inchaço

Entre as receitas de sucos naturais para reduzir o inchaço destacam-se aquelas compostas por frutas ricas em água, como melão, melancia e abacaxi que tem até 88% de água na composição.

Além disso, algumas dessas frutas ainda têm substâncias antioxidantes e, no caso da melancia, por exemplo, é rica em potássio e magnésio.

Os ingredientes são: 1 fatia de melancia; 2 fatias de melão; 1 xícara de água; folhas de hortelã a gosto. Modo de preparo: bata os ingredientes no liquidificador e adicione gelo para servir, se preferir.

Lembre-se que as receitas de suco natural para ajudar na recuperação pós-cirurgia não devem ter adição de açúcar, que é inflamatório e deve ser evitado no período.

Sucos que posso tomar no pós operatório

2. Sucos anti-inflamatórios

Existem várias frutas e alimentos com características anti-inflamatórias, sendo possível variar entre eles em uma dieta diversificada. Uma dica são as frutas vermelhas, como morango, amora, acerola e cranberry.

Essas frutas ajudam a proteger as paredes dos vasos sanguíneos, reduzindo processos inflamatórios. Além disso, estimulam a coagulação e melhoram a produção de elastina, auxiliando no aspecto da pele.

Para um suco anti-inflamatório de frutas vermelhas inclua: 200 ml água de coco; 8 amoras; 6 morangos; uma colher pequena de folhas de alecrim. Modo de preparo: bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva gelado.

3. Sucos cicatrizantes

Diversos alimentos ajudam na cicatrização devido à hidratação que proporcionam e também estímulo à produção de colágeno, que é essencial nesse processo.

As proteínas estão entre as principais opções de alimentos cicatrizantes, mas o suco verde também pode trazer esse benefício, além de ser antioxidante e conter compostos de enxofrados bioativos.

Para um suco rico inclua: 2 laranjas; 3 folhas de couve; 1 lasca de gengibre; 1 litro de água. Modo de Preparo: bata os ingredientes no liquidificar, coe e sirva, podendo adicionar gelo se for de sua preferência.

4. Suco diurético

Entre as receitas de suco para o pós-operatório também estão os diuréticos, que ajudam a amenizar o inchaço e eliminar toxinas presentes no organismo.

Nesse item, você pode recorrer novamente ao melão e abacaxi que são opções leves, ricas em água e bons diuréticos. Caso opte pelo abacaxi, ele ainda é considerado um anti-inflamatório devido à presença da enzima bromelina, que ajuda na digestão e absorção das proteínas.

Para um suco diurético os ingredientes são: meio abacaxi, meio melão, 1 colher de gengibre ralado e água gelada. Modo de preparo: bata os ingredientes no liquidificador e sirva em seguida.

5. Suco para imunidade

Entre os alimentos que ajudam na imunidade podemos destacar as frutas cítricas, como laranja, limão, kiwi, acerola, mexerica e outras. Elas são ricas em vitamina C que é fundamental no fortalecimento do sistema imune.

Além delas, uma junção poderosa é a de beterraba com cenoura, que garantem diversos nutrientes e vitaminas A, C, K, B8, complexo B, ácido pantatênico, ácido fólico, potássio, fósforo, zinco, ferro, cobre e manganês.

Uma receita de suco para imunidade é: suco de duas laranjas; 1 beterraba ralada pequena; 1 cenoura; 200 ml de água. Modo de preparo: bata todos os ingredientes no liquidificador, coe se necessário, e sirva em seguida.

Lembre-se que mesmo com essa diversidade de receitas de suco na sua dieta do pós-operatório é importante manter um consumo adequado de água, especialmente em dias quentes, e seguir todas as recomendações do seu cirurgião plástico.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).