11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira
das 10h às 19h

5 dicas para manter uma pele bonita

Como ter uma pele bonita?

Manter uma pele bonita depende de cuidados com a rotina de cosméticos e skincare, mas também com a saúde. Veja como equilibrá-los a seguir! 

A pele bonita quase sempre reflete não apenas os cuidados estéticos, mas também a saúde, pois está diretamente relacionada com alimentação, hidratação e manutenção de hábitos saudáveis.

Dessa forma, para manter a pele bonita é importante seguir uma série de recomendações que contribuem para esse objetivo. Saiba mais!

Como ter uma pele bonita?

A pele bonita é influenciada, entre outros fatores, pela hidratação do organismo, os níveis hormonais e a alimentação. Por tal razão, sinais indesejados podem surgir quando come muitos doces ou dependendo do período do mês no caso das mulheres.

A seguir separamos 5 dicas para manter uma pele bonita que reúnem cuidados para prevenir e reverter sinais incômodos.

1. Alimentação

A alimentação é um aspecto determinante na saúde e beleza da pele, pois garante a reposição de nutrientes que atuam no bom funcionamento dos processos metabólicos do organismo.

Recomenda-se reduzir, não necessariamente eliminar, as opções que geram prejuízos à saúde e beleza, como excesso de açúcares, gorduras, frituras, massas e processados.

Indica-se uma alimentação mais rica em opções naturais, como legumes, verduras, frutas e oleaginosas. 

2. Hábitos

Os hábitos também garantem uma pele bonita uma vez que alguns são prejudiciais à saúde e comprometem o bom funcionamento do corpo. Entre as práticas a serem evitadas incluem-se:

  • sedentarismo, que leva ao ganho de peso e até descontrole hormonal;
  • consumo de bebida alcoólica que interfere na qualidade da digestão e funcionamento dos órgãos;
  • tabaco que prejudica diretamente a beleza da pele favorecendo a formação de rugas faciais e aumentando os danos causados pelos radicais livres que atuam no envelhecimento celular. 

Além desses aspectos, é importante incorporar hábitos que reduzam o estresse, como dormir bem e exercita-se, pois ele está relacionado com descontrole hormonal.

3. Skincare

A rotina de skincare é um dos elementos fundamentais para uma pele bonita, mas como visto, deve ser acompanhada de bons hábitos de vida.

A primeira rotina de skincare deve acontecer pela manhã e incluir limpeza facial, hidratação e proteção solar. Podem ser usados, após a higienização, cosméticos de tratamento ou mesmo vitamina C para potencializar a proteção solar.

A segunda rotina de skincare deve acontecer à noite incluindo limpeza e hidratação. É possível usar um demaquilante e, em seguida, sabonete facial. Também podem ser usados cremes de tratamento antes do hidratante.

4. Procedimentos estéticos

Os procedimentos estéticos precisam ser avaliados por um especialista. Eles podem ser periódicos ou quando a pele estiver demonstrando sinais incômodos com recorrência. Algumas opções incluem:

  • limpeza facial profunda;
  • peeling;
  • carboxiterapia;
  • laser de CO2;
  • aplicação de toxina botulínica.

Os procedimentos estéticos podem ajudam na prevenção de problemas, mas também amenização de sinais incômodos na face, como acnes, manchas, flacidez e rugas.

5. Cirurgias plásticas

Por fim, as mulheres podem recorrer à cirurgia plástica para manter a pele bonita. Na face, um exemplo é o lifting facial que promove o rejuvenescimento do rosto amenizando sinais como flacidez, rugas e perda do contorno facial.

Apesar dessa opção, ela é mais recomendada para pacientes com sinais mais avançados de envelhecimento facial, sendo indicados os cuidados menos invasivos, como apresentados anteriormente, antes de recorrer a essa opção.

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).