5 dicas de como cuidar da pele para aumentar os resultados do Botox

Botox

Conheça algumas medidas que você pode tomar depois da aplicar Botox para aumentar a duração do efeito

O Botox é um dos tratamentos mais famosos para suavizar as rugas dinâmicas, como os pés de galinha e aquelas que aparecem entre as sobrancelhas.

Ele é bastante seguro e não quer que você fique internada. Porém, existem alguns cuidados que você pode e deve tomar depois da aplicação para potencializar os resultados e aumentar a sua duração. Confira:

 

Cuidados logo após a aplicação

A aplicação da toxina botulínica é bem rápida e simples. Porém, para que seus efeitos sejam os melhores possíveis e durem o tempo esperado, é preciso seguir alguns cuidados logo depois do procedimento.

São coisas simples, como não fazer massagens faciais no primeiro dia para evitar que a toxina botulínica saia do lugar de aplicação. Também é aconselhável evitar se deitar por quatro horas.

Outra dica é evitar fazer uma limpeza de pele muito profunda que possa ter esse mesmo efeito adverso, mas nada impede que você lave seu rosto normalmente. Além disso, é recomendável evitar fazer exercícios físicos no mesmo dia da aplicação.

Para evitar irritações na pele, evite o uso de muitos cosméticos assim que terminar o procedimento. Mesmo sendo segura, a aplicação de Botox requer que sejam feitas pequenas perfurações na pele.

O uso excessivo de produtos pode acabar causando irritações e alergias nesse primeiro momento, então prefira usar apenas uma maquiagem leve.

Por fim, aplique o filtro solar com FPS 30 e não se exponha ao sol logo depois da aplicação. O sol pode acabar causando manchas permanentes na pele nos locais de aplicação.

 

Use filtro solar diariamente

O filtro solar é absolutamente indispensável depois da aplicação do Botox para evitar o surgimento de manchar no rosto. Mas isso não é tudo.

O sol, junto com o cigarro, é o principal fator causador do envelhecimento. Por isso, deixar de proteger a pele contra a radiação solar vai acabar abreviando os efeitos rejuvenescedores do seu procedimento estético.

Uma pele castigada pelo sol pode apresentar uma textura nodular, além de ficar manchada. Se você conhece uma pessoa que passou a vida trabalhando sob o sol, você sabe do que estamos falando.

Infelizmente, essas pessoas acabam ficando com a pele mais áspera, mais espessa e com uma quantidade maior de rugas profundas.

Por isso, o uso do filtro solar é obrigatório todos os dias. Isso inclui mesmo aqueles dias em que você vai ficar em um ambiente fechado ou que o céu está nublado, pois o sol atravessa janelas e nuvens.

Em média, o recomendado é utilizar 1 colher de chá de filtro solar com FPS 30 ou superior nas regiões do rosto e do pescoço. Para garantir a proteção, é necessário reaplicar o produto durante o dia.

 

Fazer reposição de colágeno

O Botox vai dar um efeito de rejuvenescimento ao suavizar as rugas e as linhas de expressão. Porém, não existe tratamento que simplesmente interrompa a passagem do tempo. É nesse ponto que precisamos falar do colágeno.

O colágeno é uma proteína que exerce funções estruturais no nosso organismo. Ele é responsável por manter a elasticidade e a firmeza da pele, além de dar força aos nossos cabelos e unhas.

A partir dos 30 anos, o colágeno sofre uma redução na sua produção pelo organismo. Isso acaba gerando alterações na estrutura da nossa pele, que fica mais suscetível ao surgimento das rugas e da flacidez, mesmo que você tenha aplicado Botox.

Por isso, a partir dos 35 anos mais ou menos, é necessário fazer uma reposição desse colágeno que o organismo está produzindo em quantidade mais baixa.

Ao fazer essa reposição, a pele terá mais condições de manter os efeitos da toxina botulínica, pois ela estará mais firme e mais elástica. Dessa forma, os efeitos do colágeno e do Botox se somam para combater o envelhecimento cutâneo.

 

Manter bons hábitos de saúde

Não existe mágica: aquilo que você coloca para dentro do seu corpo vai ser refletido na sua pele. Por mais que o sol e o cigarro sejam apontados como os grandes vilões da juventude, a alimentação também exerce um efeito muito importante nesse sentido.

Por isso, além de investir nos alimentos que ajudam a combater o envelhecimento, é preciso evitar aqueles que contribuem para as alterações causadas pela passagem do tempo.

O açúcar, por exemplo, além de favorecer o acúmulo de peso, também acelera o envelhecimento. Isso porque ele é capaz de se juntar a algumas proteínas, entre elas o colágeno, atrapalhando suas funções.

Ou seja, além de favorecer o ganho de peso, o acúmulo de gordura abdominal e até mesmo algumas doenças sérias, o açúcar ainda atrapalha o funcionamento do colágeno. Com isso, a pele fica menos elástica e menos firme, mais sujeita ao surgimento de novas rugas.

Para aumentar a duração do efeito do Botox, é importante escolher alimentos que tragam benefícios à pele. Por isso, dê preferência às frutas vermelhas e cítricas, folhas verde-escuras, vegetais de cor laranja, castanhas e nozes. E, claro, mantenha-se bem hidratada.

Não precisamos nem mencionar, mas o cigarro é um fator que acelera muito o envelhecimento, reduzindo os efeitos da toxina botulínica. Por isso, ficar longe do tabaco também deve ser uma de suas metas de hábitos de saúde.

 

Faça uma nova sessão entre 4 a 6 meses depois

O efeito do Botox é muito satisfatório, mas ele tem uma duração determinada. Nas mulheres, ele dura de 4 a 6 meses, e nos homens dura até 4 meses em média, pois eles têm uma musculatura mais forte.

Por isso, é preciso fazer reaplicações periódicas para manter o efeito da toxina botulínica. Do contrário, a pele voltará a exibir as mesmas rugas de antes, pois o músculo que havia sido paralisado pela toxina voltará a se movimentar.

Dessa forma, é importante ter uma clínica de cirurgias plásticas de confiança onde você possa realizar as aplicações com toda a segurança e no tempo certo.

O Botox não vai interromper o envelhecimento cutâneo, porque ainda não existe tratamento para isso. Porém, quando os cuidados pós-aplicação são seguidos, você vai ter um resultado ainda mais satisfatório e duradouro.

Conheça Mais Sobre Botox

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).
  1. Sandra Lúcia disse:

    Gostaria de saber o valor da aplicação do botox , e se há crinica no Rio de Janeiro,me passa o telefone e endereço! Obrigado!

    • Dra. Luciana Pepino disse:

      Oi, Sandra! Tudo bem?

      Ficamos em São Paulo.
      Para definir os valores é necessário que você passe por uma avaliação pessoalmente, somente assim poderei opinar sobre qual a melhor indicação para você. Após a primeira avaliação é possível definirmos valores e formas de pagamento.

      Entre em contato conosco, se quiser, para agendar sua primeira consulta. No link estão nossos telefones: https://goo.gl/nvCFzz

      Beijos!

WhatsApp Clique aqui e fale conosco via WhatsApp