Mastopexia

Cirurgia estética mamária de correção de flacidez

Indicada para o levantamento de mamas com flacidez.

01) COMO FICAM AS CICATRIZES APÓS A Mastopexia?

Podem ser em formato de “T”, em “L”, “I”ou periareolar. Vai depender do tamanho e grau de flacidez de cada mama. Porém qualquer cicatriz passará por diferentes fases:

a) PERÍODO IMEDIATO: Vai até o 30º dia. Apresenta-se pouco visível e algumas apresentam uma reação discreta aos pontos ou ao curativo.

b) PERÍODO MEDIATO: Vai do primeiro ao 12º mês. Neste período acontece um espessamento normal da cicatriz, e mudança na tonalidade da sua cor. Pode passar do “vermelho”para o “marrom” mas, aos poucos, vai clareando.

c) PERÍODO TARDIO: Vai de 1 ano a 1 ano e meio. A cicatriz tornar-se mais clara e menos consistente atingindo, assim, o seu aspecto definitivo. A avaliação do resultado definitivo da cicatriz das mamas deverá ser feita após este período.

02) ALGUMAS PACIENTES FICAM COM CICATRIZES BEM VISÍVEIS APÓS A Mastopexia. POR QUE ISSO ACONTECE?

Certas pacientes apresentam uma tendência à cicatrização hipertrófica ou ao queloide. Pessoas de pele clara têm menor probabilidade de sofrer desta complicação cicatricial. Porém existem diversas opções para a prevenção e o tratamento destas cicatrizes que serão prescritos no seu devido tempo de cicatrização.

03) EXISTE CORREÇÃO PARA ESTAS CICATRIZES GROSSAS?

Existem recursos clínicos e cirúrgicos nos permitem prevenir e melhorar cicatrizes inestéticas, na época adequada. Porém não se deve confundir o “período mediato” da cicatrização normal (do 30º dia até o 12º mês) com uma complicação cicatricial.

04) COMO FICARÃO AS NOVAS MAMAS, EM RELAÇÃO AO TAMANHO E CONSISTÊNCIA APÓS A Mastopexia?

As mamas poderão ter seu volume reduzido, ou aumentado se este for o caso, ou apenas ser remodelada e levantada através da cirurgia; entretanto, passarão por vários períodos evolutivos:

a) PERÍODO IMEDIATO: Vai do primeiro ao 30º dia. As mamas já apresentam um aspecto bem melhorado, sua forma estará aquém do resultado planejado. Nenhuma mama ficará "perfeita" no pós-operatório nesta fase.

b) PERÍODO MEDIATO: Vai do 30º dia até o 8º mês. A mama estará mais próxima da forma definitiva. É comum alguma insensibilidade ou hipersensibilidade do mamilo.

c) PERÍODO TARDIO: Vai do 8º ao 18º mês. Período que a mama atinge seu aspecto definitivo (cicatriz, forma, consistência, volume, sensibilidade). Espera-se sempre uma acomodação da mama (chamamos de báscula) e o grau de elasticidade da pele das mamas tem grande importância no resultado final.

05) A PRÓTESE É NECESSÁRIA NA Mastopexia?

Nem sempre. Utilizamos as próteses nos casos de volumes reduzidos de mama ou quando a paciente solicita um aumento de mama associado à Mastopexia. Quando já existe um volume razoável, suficiente para um bom resultado final somente com o levantamento, realizamos somente a Mastopexia.

06) A COLOCAÇÃO DA PRÓTESE GARANTE A MAMA LEVANTADA POR MAIS TEMPO DEPOIS DA Mastopexia?

Não. Erroneamente as pacientes acreditam que a prótese mantem as mamas erguidas, mas ao contrário do que imaginam, podem acelerar a descida delas dependendo do peso destas próteses.

07) COLOCAR A PRÓTESE SUBMUSCULAR NUMA Mastopexia MANTEM A MAMA ERGUIDA SEMPRE?

Não. A colocação da prótese submuscular pode garantir sim a manutenção desta prótese numa posição mais alta, já que estarão sob sustentação dos músculos peitorais, porém as mamas continuarão sofrendo a ação da gravidade e com o tempo poderão gerar o que chamamos de “duplo contorno”: próteses altas e mamas caídas.

08) QUANDO ATINGIREI O RESULTADO DEFINITIVO APÓS A Mastopexia?

Entre o 12º e 18º mês

09) NO CASO DE UMA GRAVIDEZ, O RESULTADO DA Mastopexia PERMANECERÁ OU SERÁ PREJUDICADO?

O resultado, poderá ser preservado, desde que não haja um aumento de peso excessivo na nova gestação, nem um aumento excessivo das mamas. Também dependerá do grau de elasticidade desta pele. Quanto à lactação e amamentação, poderá ser prejudicada se a redução da mama na cirurgia tiver sido muito acentuada, ou dependendo da técnica utilizada.

10) O PÓS-OPERATÓRIO DA Mastopexia DÓI?

Geralmente não, mas sempre deve ser evitada a movimentação excessiva dos braços e esforços.

11) QUAIS OS RISCOS DA Mastopexia?

Raramente a Mastopexia tem complicações sérias, mas intercorrências inerentes a qualquer procedimento cirúrgico podem acontecer como hematomas, seromas, infecção, necrose de pele e de aréola, deiscência de pontos...

12) QUAL A ANESTESIA É USADA NA CIRURGIA DE Mastopexia?

Local com sedação assistida ou anestesia geral

13) QUANTO TEMPO DURA A CIRURGIA DE Mastopexia?

Depende do tipo e tamanho de cada mama. Em média 2 a 3 horas.

14) QUAL O PERÍODO DE INTERNAÇÃO PARA A CIRURGIA DE Mastopexia?

12 horas.

15) SÃO USADOS CURATIVOS APÓS A Mastopexia?

Sim. Curativos adaptados a cada tipo de mama que são retirados após 24hs, e uma microporagem da cicatriz que permanecerá por mais tempo, além do soutien adequado para o pós-operatório por 30 dias.

16) OS PONTOS SÃO RETIRADOS APÓS A Mastopexia?

Não. São dados pontos internos que serão absorvidos

17) APÓS A Mastopexia, QUANDO PODEREI TOMAR BANHO COMPLETO?

Após 24hs

18) APÓS A Mastopexia QUANDO PODEREI RETORNAR A ACADEMIA?

Após 30 dias com recomendações.

19) DEVO FAZER DRENAGENS LINFÁTICAS APÓS A Mastopexia?

Sim. Liberamos iniciar as drenagens linfáticas na primeira semana para auxiliar na redução do inchaço e remodelação das cicatrizes.

A) RECOMENDAÇÕES PRÉ-OPERATÓRIAS APÓS A Mastopexia:

a) Em caso de gripe ou indisposição, avise-nos o quanto antes
b) Comparecer ao hospital para internação em jejum de 8hs, inclusive de água, obedecendo ao horário estabelecido.
c) Evite bebidas alcoólicas, drogas ou refeições muito pesadas na véspera da cirurgia.
d) Programe-se para um repouso relativo de 15 dias.

B) RECOMENDAÇÕES PÓS- OPERATÓRIAS DA Mastopexia:

a) Evitar esforços nos 15 primeiros dias.
b) Usar o soutien cirúrgico por 30 dias.
c) Por 30 dias é proibido: movimentos bruscos com os braços, pegar peso, deitar de lado ou de bruços e elevar os braços acima da linha dos ombros.
d) Não se exponha ao sol nem retorne as atividades físicas sem liberação médica
e) Evite as atividades físicas por no mínimo 15 dias.
f) Alimentação normal
g) Suas mamas ainda não estarão com o formato definitivo, por isso aguarde o tempo de no mínimo 3 meses para esta melhor definição.



IMPORTANTE:

A Animação do inicio desta pagina tem apenas o caráter explicativo e orientativo. Elas foram desenvolvidas por uma empresa Norte-americana (EUA) especializada, com fundamentação técnico-cientifica e total acompanhamento de médicos experientes. Estas animações são homologadas pela "American Society of Plastic Surgeons" (Associação Americana de Cirurgiões Plásticos) que inclusive, fazem parte de seu website. Informamos que nem todas as Animações vistas em nosso site fazem parte da lista de procedimentos estéticos ou cirurgias que nossa clínica realiza, bem como o tipo de técnica utilizada por nossos médicos, o que pode variar de acordo com cada paciente, em função de diagnóstico e indicação específica após realização de consulta médica presencial dos mesmos.

Saiba mais sobre Mastopexia.

Ligue para (11) 3285-6412 ou entre em contato por email.
O texto acima "Mastopexia" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. – Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais.
Animações 3D

Dra. Luciana Leonel Pepino
Diretora Técnica Médica
CRM-SP 106.491
  • Português
  • Inglês
  • Espanhol
  • Frances
  • Alemão
  • Italiano
  • Japones
  • Chines
  • Koreano
  • Árabe
Dra. Luciana Leonel Pepino - Cirurgia Plástica - CRM-SP 106491
São Paulo/SP: Rua Itapeva, 202 • cj 126/127/128/129 • Bela Vista • tel (11) 3285-6412 • 3285-3514 • 3284-4216 • 3284-5851
Otimização de site Yaslip - Marketing de busca W3C XHTML 1.0 - Site Desenvolvido nos padrões W3C Site Desenvolvido nos padrões W3C
“Este site segue os princípios da resolução do CFM 1974/2011 e do código de conduta Web de medicina e saúde. A informação é oferecida com propósito de educação e informação, não necessariamente são técnicas praticadas na Clínica. Não substitui opinião médica em atendimento formal. Se você tem qualquer problema de saúde, contate seu médico ou profissional de saúde. O objetivo do ato médico, como em toda a prática médica, constitui-se da obrigação de meio e não de fim ou resultado. Todas as informações e textos são produzidos por médicos da Clínica. Fotos são meramente ilustrativas. Direitos são reservados. A publicação e redistribuição de qualquer conteúdo é proibida sem prévio consentimento”.

Este site está protegido pela Lei de Direitos Autorais. (Lei 9610 de 19/02/1998), sua reprodução total ou parcial é proibida nos termos da Lei.